Como ajudar as pequenas e medias empresas a se manter no meio da Pandemia?

Cenário atual e reação

E de todos conhecido que esta pandemia impactou a de forma inesperada a economia mundial, principalmente os pequenos e médios empresários.

Para muitos seu negócio desaparece o desapareceu de um dia para outro, exemplos, restaurantes, padarias, lanchonetes, estéticas, turismo, etc.

Ainda que os governos liberaram apoios financeiros, linhas de crédito, etc, isso não é suficiente para manter operando, ou ativas as empresas como vinha acontecendo até o momento.

Alguns empresários foram rápidos na tomada de decisões e realizaram cortes em todas as áreas das empresas, principalmente com os recursos humanos.

Ao mesmo tempo, o mundo todo foi obrigado a usar de forma intensiva os meios digitais para continuar trabalhando, evitar deslocamentos, realizar compras, educar-se e entreter-se.

As escolas privadas de todos os níveis que já vinham trabalhando ou testando sistemas de educação a distância, foram beneficiadas com essa experiência até para poder continuar operando e cobrando uma mensalidade.

Porem a grande maioria das escolas públicas, professores e famílias, foram “inseridos” a um mundo novo, com novos jeitos e criando um EAD (Ensino A Distancia) massivo, novo, sem vínculo e cadastro claro de cada aluno que acompanha.

Por exemplo, a cidade de Curitiba, teve que criar um canal no Youtube (Canal TV Escola Curitiba) onde são postadas as aulas correspondentes da grade curricular, separadas por nível e matéria.

A expectativa, é que as crianças possam acompanhar desde casa, e que os pais e os responsáveis virem monitores de aula e sejam capazes de acompanhar aulas e filhos e vida diária.

Admirável a iniciativa e a velocidade com que foi implementada, mas com certeza a mudança terá um grande impacto, na forma de educar pós-pandemia.

O grande Impacto do Covid na Economia e negócios locais

A economia brasileira que evidenciava uma tímida tendência de recuperação, mas tudo mudou em questão de semanas

Nem uma gerra foi tao rápida para acabar com a economia de um país, como esta Pandemia do COVID-19.

Não julgo o mérito das medidas restritivas que foram tomadas para evitar a propagação acelerada do vírus, só observo as consequências na vida diária das pessoas

Mas não adianta reclamar, que a história não pode ser alterada, porém pode ser alterado sim o futuro do País e nossas empresas.

E muito importante pensar positivamente, manter um bom ânimo, para encontrar soluções alternativas.

Ainda que se tenha uma Pandemia, ainda que se tenham restrições de mobilidade e limitações de operação, as necessidades básicas da Nação continuam.

A economia é real, as pessoas são reais, e as pessoas continuam precisando de alimento, vestimenta, saúde, segurança, educação, entretenimento etc.

O volume das demandas é distinto, mas as demandas permanecem é tempo de se reinventar.

O volume de negócio que existia caiu, inviabilizou muitas empresas que tiveram que demitir funcionários, pessoas que são atores econômicos pois elas tanto geram produtos e serviços como demandam deles.

Mas as pessoas não morreram (exceto os números já conhecidos), a grande maioria só mudou de situação, estava empregada, passou a estar desempregada.

A experiência das pessoas, seus vínculos sociais, familiares, a vontade por viver permanecem e isso deveria nos dar a esperança de sair a frente.

Temos que confiar no poder da iniciativa privada, que não é o poder das empresas, é o poder das pessoas para fazer acontecer seus sonhos, sua vida, o poder de assumir riscos de forma individual ou em conjunto com outros para que a vida da pessoa seja relevante diante de seus próprios olhos.

Iniciativa Privada é:

  1. O poder individual de se erguer para olhar com fé para o futuro, não se conformar com a situação presente e temporária.
  2. O poder de se erguer para inspirar a própria família e os próximos,
  3. A capacidade de cada um para se reinventar, se manter relevante no meio de um cenário que mudou.
  4. O poder que a pessoa tem para decidir, aprender novos jeitos, novas formas de continuar fazendo seu trabalho, aquilo para o que a pessoa é boa, ou de aproveitar o momento e começar a fazer aquilo que sempre quis, mas não fazia porque estava muito ocupada.

Mudanças necessárias para as empresas locais regionais

Quando todo mundo podia andar com liberdade pelas ruas, falar com qualquer um sem medo, mostrando toda a face, os negócios locais, os negócios de bairro, ainda que não tivessem serviço de “delivery”, nem aceitavam cartões de crédito ou débito ou outro sistema de pagamento digital, se davam bem.

Entre mais velhos esse tipo de negócios, ainda melhor, todo mundo no bairro ou região conhecia, e para se sustentar nem precisavam de investir em MKT, nem participar no mundo digital, digamos que eram como negócios analógicos.

Similar aos discos LP, antes da vinda dos discos compactos.

Ainda hoje tem que ame os Discos LP, mas já nem os discos compactos são muito utilizados, o mundo da música virou digital, conectado a internet, já nem se precisa ter toda a música gravada, basta procurar.

Com o isolamento social, provocado pela quarentena, uma grande quantidade de negócios locais e regionais ficaram em uma situação de desvantagem total, com relação aos pequenos negócios que já utilizavam Internet como parte do dia a dia dos negócios.

Assim o primeiro passo para ajudar aos pequenos empresários e autônomos a sobreviver seria:

Ajudar que os negócios locais entrem ao mundo digital o mais rápido possível e comecem a utilizar Internet como ferramenta de Negócios

O interessante é que existem ferramentas pensadas para os pequenos negócios locais, feitos pelas grandes empresas de Internet e que são basicamente gratuitas.

Ferramentas que garantem que quando alguém procura no Google, o no Google Maps, um produto ou serviço que também é ofertado por um pequeno negócio local, próximo do lugar onde potencial comprador procura, esse negócio local que pode ser o seu, apareça nos primeiros lugares de resposta da pesquisa.

Isto acontece porque Google sempre procura que as respostas a um questionamento de alguma pessoa sejam o mais relevante possível.

Assim no resultado orgânico de uma pesquisa de Google, pode aparecer em um lugar mais relevante que marca nacional.

Se uma pessoa procura um café aberto e a pessoa se encontra na cidade de Curitiba, com certeza a resposta dará relevância a cafés próximos ao local onde a pessoa se encontre dentro da cidade de Curitiba.

Assim se a pessoa está no Batel, dificilmente será relevante um café no Bairro Alto da XV, pois a pessoa neste caso procurará o mais próximo da sua localização.

O mais interessante é que para uma série de opções com distâncias, a negócios similares ao procurado, mostrará um perfil do mesmo com horários, endereço, fotos, comentários de clientes, contatos, reservas etc.

Mas destas ferramentas se conhece como “Google Meu Negócio” ou “Google My Business” que começou nos Estados Unidos com testes prévios como Google Places (Ou Lugares do Google)

Benefícios de estar inserido no mundo digital:

  1. Existir na Internet (ter a possibilidade de ser encontrado)
  2. Ofertar ao mercado seus serviços de forma direta
  3. Poder atualizar de forma imediata qualquer atualização relevante de seu negócio como horários, telefones, etc.
  4. Facilitar o acesso de potenciais clientes a você de forma ágil por meios digitais (Whatsapp, Email, videoconferência, etc), e tradicionais (endereço físico, agendamentos presenciais, telefones)
  5. Criar uma comunidade de seguidores com os clientes de sua região
  6. Manter informados seus clientes e seguidores na hora de promoções ou chegada de novos produtos por meio de Post
  7. Desenvolver novos canais de vendas
  8. Ate Oferecer um Tour Virtual de seu negócio.
  9. No Caso de “Google Meu Negócio” pode além da ficha da empresa contar com um web-site uma página de internet atualizada sempre com as mudanças que você faça na ficha da empresa.
  10. Contar com um aplicativo em seu celular para controlar tudo
  11. Prova social, no mundo digital é muito importante poder saber a experiência de outros clientes, e se você presta um bom serviço, ter de forma pública os reconhecimentos dos clientes as 24 horas do dia, pode fazer uma diferença importante para as vendas.
  12. Contar com estatísticas dos clientes que acessam seu perfil e página

Tudo isso basicamente significa uma probabilidade maior de vendas de seus produtos e serviços.

Se deseja e precisa de uma equipe especialista que ajude a sua empresa e você, a se inserir com sucesso no mundo digital, entre em contato conosco, será um prazer ajudá-lo nesta caminhada.

Entre em contato:

Email: atendimento@1188consultinggroup.com

Whatsapp : +55 (41) 98832-2151

Nos siga nas mídias sociais:

Twitter: https://twitter.com/1188ConsultingG

Website: http://1188consultinggroup.com

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/1188consultinggroup

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/ivanroynelson/

Facebook: https://www.facebook.com/1188CG/

Instagram: https://www.instagram.com/1188consultinggroup/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCO94bqa6IsYM7n6XEG8Fkcg?view_as=subscriber

Telegram: https://t.me/lideresparacristo

Podcast: https://anchor.fm/lideresparacristo

Caso queira começar uma missão de exploração deste novo mundo de forma independente, lhe recomendamos que nos siga em nossas mídias sociais e visite

https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/

Em outros post continuaremos discutindo outras medidas para ajudar as pequenas empresas e profissionais a se manter economicamente viaveis

Ate a Próxima

Ivan Roy G. Nelson Rico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *